Opiniões, Temas de Reflexão...Textos, Mensagens e Afins...
Sábado, 29 de Abril de 2006
Já vi algo parecido por aí...Hummmmmmmm...

 

Os Chefes das Diplomacias dos Países da Nato expressaram unanimidade em encontrar uma solução diplomática e pacífica para o caso do "conflito nuclear" Iraniano! Hoje termina oficialmente o prazo dado pelo Conselho de Segurança da ONU a Teerão para suspender as actividades de enrikecimento de urânio! Claro ke a Senhora Condoleezza Rice, marcou presença nesta reunião em Sófia (mais propriamente no decorrer de um jantar), e começou obviamente a "disparatar" ke se deve tomar algum tipo de medida ou acção interventiva contra o Irão...Enkuanto a maioria dos Estados Europeus e de maior representatividade, procuram manter uma posição mais coerente e moderada (independentemente de terem ou não algumas dúvidas kuanto á verdadeira intenção dos Iranianos)! No Tratado de Não-Proliferação Nuclear refere-se ke se deve respeitar o direito dos membros bem intencionados do TNP ao desenvolvimento pacífico nuclear! Teerão já reivindicou este direito...independentemente das dúvidas da Comunidade Internacional em relação aos fins a ke se destina a produção de urânio! A Lei presume-se igual para todos...(digo eu)!! Bush já comentou ke a Comunidade Internacional pretende persuadir pacíficamente o Irão a renunciar "aos seus planos" nucleares... no entanto, já vai advertindo ke não aceita intransigências!! Por sua vez, o "carniceiro" John Bolton (polémica nomeação de Bush para o cargo actual de embaixador dos EUA na ONU), também afirmou ke Washington já procura apoios para fazer aprovar uma resolução no Conselho de Segurança ke torne as "petições" (sobretudo Estado-Unidenses), OBRIGATÓRIAS á luz da Lei Internacional!!

Não estou a defender o Irão ou kualker outro País ke tente ludibriar as leis ou Tratados Internacionais, mas sim a tentar reflectir sobre o benefício da dúvida e a intolerância demonstrada no Cenário Internacional por um País ou dois ke acabam por ser sempre os mesmos "Bem Comportadinhos-Armados até aos Dentes", e ke tudo podem e fazem para manterem o Estatuto de "Única Super-Potência do Planeta"! Graças a energúmenos como Bush e seus pares ke parecem sofrer de uma paranóia constante em relação ao Poder unilateral e totalitário, assistimos todos os dias ás mortes de gente inocente e vítimas do infortúnio... Um País ke se formou com uma História de sangue e guerra, ke evoluiu de forma grandiosa em determinados aspectos, não deixa de mostrar a sua "pekenêz" no ke toca a lidar com os Povos do Mundo... É caso para dizer ke são "Os Cães da Guerra"... Kuando um grande homem das Relações Internacionais se lembrou do conceito de Aldeia Global, não estaria certamente a imaginar os cenários ke cada vez se nos afiguram mais nefastos nas relações Inter-Estaduais e onde se pretende afirmar um único Estado como "Controlador"...

Espero não ter ke assistir a outra "palhaçada" como aconteceu em relação á intervenção no Irake...

Carlos Carreira Afonso.



publicado por Carlos Afonso às 04:11
link do post | comentar | favorito
|

3 comentários:
De José S. a 2 de Maio de 2006 às 17:21
Olá amigo Carlos!!!
Tenho visto poucas notícias mas essa já se arrasta tempo suficiente para que me traga alguns receios.
Se por um lado temos EUA, com Bush e seus acólitos, do outro também não se espera nada de bom mas enquanto alguns países se acharem no direito de mandar no Mundo, vamos ter sempre mais um Irão ou Iraque. Pena é que se pretenda nivelar as coisas pelo lado pior, que é o da corrida às armas.
Talvez ao Bush lhe saia o tiro pela culatra porque Rússia e China estão, mais uma vez "do contra" e ambos se sentem com vontade de justificar o seu armamento com mais um candidato à "elite" nuclear.
Uma coisa é certa: o desmembramento da União Soviética não veio trazer ao Mundo a paz que muitos desejavam, pelo contrário, deixaram o "lobo" à solta dentro do redil e ele julga-se no direito de comer todas as "ovelhas".
Pode ser que se consiga encontrar o equilíbrio mais uma vez recorrendo à intimidação. Só que com os muçulmanos nunca se sabe onde é que as coisas vão parar.
Ou muito me engano ou ainda vamos ter saudades dos tempos da guerra fria. Pelo menos os EUA "batiam a bola mais baixa".
Grande abraço, amigo.


De Fofinha a 4 de Maio de 2006 às 09:08
Olá... estava a ver os blogs que estavam a ser actualizados e resovi entrar sem pedidir licensa e deixar um recadinho...è neste mundo dos blog que por vezes fazemos amigos deixando o nosso carinho num comentário...
/,,,/ Pouca coisa é
(= ';'=) necessária para
(")_(")alegrar o dia.
Basta ter amor no coração e amigos como VOCÊ!!!
beijinhos


De PDivulg a 4 de Maio de 2006 às 09:38
Isto anda muito esquesito... Não me parece que vá dar nada de bom. PAra já os vendedores de petróleo estão a adorar, até o Hugo Chavez...


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Só para mantêr o Blog ati...

Feliz Natal e Feliz Ano d...

Olá Meus Caros(as)!!

Olá aos Amigos(as)!!

Felizes Páscoas!!

Feliz Natal a Todos(as) A...

2 Esclarecimentos!!

"CAPITALISMO"...

Tudo a Entrar nos "Eixos"...

Agradecido/Esclarecimento...

arquivos

Março 2009

Dezembro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Março 2008

Dezembro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

links
Música - Ivete Sangalo
Contador de Visitas
Horas: Belém - Brasil
as minhas fotos
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds