Opiniões, Temas de Reflexão...Textos, Mensagens e Afins...
Terça-feira, 22 de Novembro de 2005
Como a consciência ambiental pode proporcionar um Natal Ecológico

!cid_00aa01c5ee00$0de79a60$0201a8c0@julianap5z3mmz.jpg





Mônica Pinto / AmbienteBrasil 

O final do ano se aproxima e, com isso, muita gente já se dedica a esboçar as promessas típicas do período. A maior parte delas estaciona, porém, no terreno das boas intenções e, lá, entra em extinção. Mas não é difícil nem trabalhoso adotar alguns procedimentos, já neste Natal, capazes de disseminar uma consciência de preservação do meio ambiente, através da prática.

AmbienteBrasil preparou algumas sugestões neste sentido, com base no entendimento de que proteger a natureza é uma tarefa cotidiana, a ser abraçada mundialmente por todos dentro de suas possibilidades.

No Natal


1) Planeje suas compras e procure fazê-las a pé. Para que amargar aquele estresse de procurar vaga nos shoppings ou nos centros das cidades? Dê preferência a caminhadas: você cuida da própria saúde e ajuda a diminuir a poluição do ar.

2) Planejar suas compras também faz bem ao bolso. Na última hora, tende-se a pagar mais e a escolher menos. O consumo racional é outra medida de proteção ao meio ambiente.

3) Dispense aquele monte de plásticos e fitas e crie embalagens de presentes divertidas, com o uso de materiais reciclados.

4) Para a criançada, dê brinquedos que não precisem de pilhas. Eles estimulam a coordenação motora e a criatividade. Pilhas são poluentes se o seu descarte não for feito de maneira adequada – o que ainda é o mais comum.

5) Ao presentear um eletrodoméstico, observe se ele tem o selo do Procel – o programa do Governo Federal voltado para a economia no consumo de energia elétrica.

6) Os ingredientes principais em uma ceia natalina são o amor e a harmonia, não o luxo. Prefira alimentos frescos, da estação, livres de agrotóxicos. O chester é um animal que nem existe na natureza. Classificam-no jocosamente na internet como a galinha que freqüenta academia e toma bomba (anabolizante). Se as finanças não derem para um peru, compre frango, melhor ainda se for daqueles criados soltos em quintal, comendo milho.

7) Rabanada tem a cara do Natal. Que tal fritá-las em óleos que não contenham organismos transgênicos? Evite os da Bunge e da Cargill, que os trazem em sua formulação e não avisam o consumidor nos respectivos rótulos, conforme denúncia do Greenpeace.

8) Decore a mesa com arranjos de plantas vivas, em vasos onde você pode amarrar, por exemplo, laços dourados e vermelhos. Descubra a beleza da simplicidade.

9) Árvore de Natal viva também é muito mais bonita. Compre um pinheiro em vaso e deixe-o lá o ano todo. Ou plante-o no jardim, tendo, nesse caso, o cuidado de escolher uma espécie cujas raízes não se espalhem muito.

10) Enfeite a árvore com bolas de PVC, mais duráveis que as de vidro.

11) Não use copos, pratos ou talheres descartáveis. Guardanapo de pano também é mais chique e menos poluente.

12)  Na hora de abrir os presentes, deixe sacos de lixo à mão para separar, de imediato, papéis, papelões e plásticos.

13) Várias famílias e escolas já promovem seus amigos-secretos com presentes confeccionados à base de sucata. É muito divertido e serve como um bom exemplo às crianças.
 
14) Vai arrumar a casa para receber os amigos? Fazer aquela limpeza tão completa que só no Natal mesmo? Então lembre-se de não desperdiçar água. Lavar calçada, varanda e o carro com mangueira, nem pensar. Use o balde.
  
15) Por fim, tente distribuir solidariedade, neste Natal e nos próximos. A ambição desmedida, o apreço pelo "ter", em detrimento do "ser", e o acúmulo de bens andam sempre de mãos dadas com a destruição do meio ambiente.
  

Produção: Danielle Jordan / AmbienteBrasil


"Só por hoje, acreditem em tudo que escrevi..."


*Celina*



publicado por Carlos Afonso às 00:32
link do post | comentar | favorito
|

7 comentários:
De Anónimo a 4 de Dezembro de 2005 às 00:32
Olá! Adorei este artigo...isto porque a época natalícia provoca-me alguma tristeza, precisamente, pelo excesso de consumismo e pela falta de humildade...´fomos educados no ter de,que esquecemos o principal.Beijinhos natalícios (vêm do outro lado do atlântico, por isso envio já, por forma a chegar a tempo)biga
(http://vozesdomar.blogs.sapo.pt)
(mailto:mgjcalmeida@sapo.pt)


De Anónimo a 29 de Novembro de 2005 às 14:44
...parabéns pelo artigo!... e Boas Festas para vós!...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.bogs.sapo.pt js
(http://politicatsf.blogs.sapo.pt)
(mailto:jfsilvasousa@hotmail.com)


De Anónimo a 26 de Novembro de 2005 às 00:12
Vim desejar um bom fim de semana aos dois. bjinho e bom fdsbitu
(http://www.bitu.blogs.sapo.pt)
(mailto:bitu_52@sapo.pt)


De Anónimo a 25 de Novembro de 2005 às 18:47
é... todos os anos parece que começa mais cedo. nunca é demais relembrar essas recomendações :)diluida
(http://evasoesdemim.blogs.sapo.pt/)
(mailto:diluida@hotmail.com)


De Anónimo a 23 de Novembro de 2005 às 09:11
Aqui estão recomendações interessantes! Realmente a loucura das compras ja anda no ar... será que há dinheiro para todos os sonhos??PDivulg
(http://lacosazuis.blogs.sapo.pt)
(mailto:pdivulg@sapo.pt)


De Anónimo a 22 de Novembro de 2005 às 13:15
Encontrar-te de regresso com este texto maravilhoso de abrandamento da "loucura" consumista do Natal! Belíssimo, e que este Natal nos preocupemos mais em Ser que ter a bem da Mãe Natureza! BeijoMaria Papoila
(http://apapoila.blogs.sapo.pt)
(mailto:msantosilva@sapo.pt)


De iguassu iterei a 1 de Julho de 2008 às 01:36
Final efforts to save the enlargement of the Mercosur Highway from threats caused by the fragmentation of a HOT SPOT at the brazilian ATLANTIC COASTAL RANGE CLOUDED RAINFOREST PEAKS and the splitting of a mountain network of sparkling pure water streams. MORE RESOURCE-EFFICIENT ALTERNATIVE IS REQUIRED.
www.petitiononline.com/Serra/petition-sign.html



View Current Signatures - Sign the Petition


--------------------------------------------------------------------------------


To: Obrascon Huarte Lain Brasil et ANTT
1. CONSIDERANDO que a ampliação da Autopista Régis Bittencourt almejada por todos seja condicionada de forma a beneficiar os usuários e a conservar e a preservar os recursos naturais, biológicos, estéticos, históricos e antropológicos aí existentes patrimônio nacional, patrimônio da humanidade e patrimônio das futuras gerações.
2. CONSIDERANDO que o desvio (diretriz independente) - segmento 6- , proposto pelo DNIT / ANTT para a duplicação da BR-116/SP/PR, não contígua à pista atual, em pistas em separado nas escarpas mais altas da Serra do Mar - Serra São Lourencinho - entre os PE do Jurupará e o PE da Serra do MAR (Itariru) criará uma ilha de mata atlântica cercada por duas auto- estradas, sujeita à violenta agressão por invasores , poluição sonora, poluentes atmosféricos e tóxicos, lixo e incêndios, provocados pelo tráfego dos 9.000 veículos diários nos dois sentidos, índice com previsível multiplicação, após a duplicação da rodovia, área que por conseqüência , estará fadada à extinção em poucos anos (ORTIZ, H. 2003). Ao se deslocar a nova pista proposta para outro ponto, dentro de um maciço contínuo em região de encostas bastante inclinadas, há de se considerar que a área impactada não será apenas linear. Esse impacto se refletirá na vegetação ao redor, notadamente dentro das pequenas bacias que alimentam os cursos d'água. Córregos limpos, muitos encachoeirados, vão ser cortados, ambientes que proporcionam nichos ecológicos fundamentais para muitas espécies vegetais e animais serão destruídos. Degradação e devastação desnecessárias! (ELM CATHARINO,. 1998) Não é só por causa da floresta, é mais. Essa floresta tem um manancial que ainda está intacto. No momento de separar, ele vai estar esculhambado. (LUTZENBERGER, J. A, 1999)
3. CONSIDERANDO os valiosos serviços ambientais, capazes de sustentar e satisfazer as condições de vida humana (DE GROOT, 1992), prestados pela área que poderá ser danificada para sempre pela opção de rasgar os cumes da Serra do Mar na Mata Atlântica e seccionar no mínimo 17 cabeceiras de drenagem de água potável do rio Ribeira de Iguape/Caçador (ORTIZ, H. 2006)- - as cabeceiras florestadas dos pequenos riachos que descem para o ribeirão Caçador, através lindos canais rochosos e cachoerinhas tropicais (AB’SABER, AN 1997). Neste local a floresta forma um contínuo entre o Parque Estadual da Serra do Mar, que abrange formações de baixo-montana, e o Parque Estadual do Jurupará que protege além de florestas montanas, formações características de transição entre a floresta Atlântica (no sentido estrito de floresta da faixa costeira) e a floresta da região dos "morros de mares" e do planalto Paulista. Observa-se aí a importância da área como um elo de gradiente contínuos de habitats distintos que se estende do nível do mar a altitudes próximas de 1000m, caindo para 700-800m na área de influência do empreendimento, e apresentando grande heterogeneidade de condições de solo, topografia, pluviosidade e temperatura (OLMOS F., 1996) . Nesta vertente direita do ribeirão Caçador, existe o maior número de aguadas perenes, no meio de uma vegetação densa e biodiversa. (AB’SABER, AN 1997). Esta vertente apresenta grande quantidade de áreas originais remanescentes (primitivas) normalmente interligadas por ecótonos sucessionais (ELM CATHARINO, 1998) . Nesta área que poderá ser aviltada para sempre pelo secionamento da pista em separado, o talvergue da Bacia do Caçador e as escarpas das partes mais altas da Serra do Mar- São Lourencinho- mamíferos de grande porte ainda são vistos. Inúmeras espécies endêmicas e em extinção aí sobrevivem, procriam e se refugiam (AUTOS DA ACP-MINISTÉRIO PÚBLICO fEDERAL). As florestas existentes são contínuas desde próximo ao ribeirão Caçador até o


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Só para mantêr o Blog ati...

Feliz Natal e Feliz Ano d...

Olá Meus Caros(as)!!

Olá aos Amigos(as)!!

Felizes Páscoas!!

Feliz Natal a Todos(as) A...

2 Esclarecimentos!!

"CAPITALISMO"...

Tudo a Entrar nos "Eixos"...

Agradecido/Esclarecimento...

arquivos

Março 2009

Dezembro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Março 2008

Dezembro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

links
Música - Ivete Sangalo
Contador de Visitas
Horas: Belém - Brasil
as minhas fotos
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds