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De Anónimo a 4 de Dezembro de 2005 às 00:32
Olá! Adorei este artigo...isto porque a época natalícia provoca-me alguma tristeza, precisamente, pelo excesso de consumismo e pela falta de humildade...´fomos educados no ter de,que esquecemos o principal.Beijinhos natalícios (vêm do outro lado do atlântico, por isso envio já, por forma a chegar a tempo)biga
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De Anónimo a 29 de Novembro de 2005 às 14:44
...parabéns pelo artigo!... e Boas Festas para vós!...
FORÇ'AÍ!
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De Anónimo a 26 de Novembro de 2005 às 00:12
Vim desejar um bom fim de semana aos dois. bjinho e bom fdsbitu
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De Anónimo a 25 de Novembro de 2005 às 18:47
é... todos os anos parece que começa mais cedo. nunca é demais relembrar essas recomendações :)diluida
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De Anónimo a 23 de Novembro de 2005 às 09:11
Aqui estão recomendações interessantes! Realmente a loucura das compras ja anda no ar... será que há dinheiro para todos os sonhos??PDivulg
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De Anónimo a 22 de Novembro de 2005 às 13:15
Encontrar-te de regresso com este texto maravilhoso de abrandamento da "loucura" consumista do Natal! Belíssimo, e que este Natal nos preocupemos mais em Ser que ter a bem da Mãe Natureza! BeijoMaria Papoila
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Final efforts to save the enlargement of the Mercosur Highway from threats caused by the fragmentation of a HOT SPOT at the brazilian ATLANTIC COASTAL RANGE CLOUDED RAINFOREST PEAKS and the splitting of a mountain network of sparkling pure water streams. MORE RESOURCE-EFFICIENT ALTERNATIVE IS REQUIRED.
www.petitiononline.com/Serra/petition-sign.html
View Current Signatures - Sign the Petition
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To: Obrascon Huarte Lain Brasil et ANTT
1. CONSIDERANDO que a ampliação da Autopista Régis Bittencourt almejada por todos seja condicionada de forma a beneficiar os usuários e a conservar e a preservar os recursos naturais, biológicos, estéticos, históricos e antropológicos aí existentes patrimônio nacional, patrimônio da humanidade e patrimônio das futuras gerações.
2. CONSIDERANDO que o desvio (diretriz independente) - segmento 6- , proposto pelo DNIT / ANTT para a duplicação da BR-116/SP/PR, não contígua à pista atual, em pistas em separado nas escarpas mais altas da Serra do Mar - Serra São Lourencinho - entre os PE do Jurupará e o PE da Serra do MAR (Itariru) criará uma ilha de mata atlântica cercada por duas auto- estradas, sujeita à violenta agressão por invasores , poluição sonora, poluentes atmosféricos e tóxicos, lixo e incêndios, provocados pelo tráfego dos 9.000 veículos diários nos dois sentidos, índice com previsível multiplicação, após a duplicação da rodovia, área que por conseqüência , estará fadada à extinção em poucos anos (ORTIZ, H. 2003). Ao se deslocar a nova pista proposta para outro ponto, dentro de um maciço contínuo em região de encostas bastante inclinadas, há de se considerar que a área impactada não será apenas linear. Esse impacto se refletirá na vegetação ao redor, notadamente dentro das pequenas bacias que alimentam os cursos d'água. Córregos limpos, muitos encachoeirados, vão ser cortados, ambientes que proporcionam nichos ecológicos fundamentais para muitas espécies vegetais e animais serão destruídos. Degradação e devastação desnecessárias! (ELM CATHARINO,. 1998) Não é só por causa da floresta, é mais. Essa floresta tem um manancial que ainda está intacto. No momento de separar, ele vai estar esculhambado. (LUTZENBERGER, J. A, 1999)
3. CONSIDERANDO os valiosos serviços ambientais, capazes de sustentar e satisfazer as condições de vida humana (DE GROOT, 1992), prestados pela área que poderá ser danificada para sempre pela opção de rasgar os cumes da Serra do Mar na Mata Atlântica e seccionar no mínimo 17 cabeceiras de drenagem de água potável do rio Ribeira de Iguape/Caçador (ORTIZ, H. 2006)- - as cabeceiras florestadas dos pequenos riachos que descem para o ribeirão Caçador, através lindos canais rochosos e cachoerinhas tropicais (AB’SABER, AN 1997). Neste local a floresta forma um contínuo entre o Parque Estadual da Serra do Mar, que abrange formações de baixo-montana, e o Parque Estadual do Jurupará que protege além de florestas montanas, formações características de transição entre a floresta Atlântica (no sentido estrito de floresta da faixa costeira) e a floresta da região dos "morros de mares" e do planalto Paulista. Observa-se aí a importância da área como um elo de gradiente contínuos de habitats distintos que se estende do nível do mar a altitudes próximas de 1000m, caindo para 700-800m na área de influência do empreendimento, e apresentando grande heterogeneidade de condições de solo, topografia, pluviosidade e temperatura (OLMOS F., 1996) . Nesta vertente direita do ribeirão Caçador, existe o maior número de aguadas perenes, no meio de uma vegetação densa e biodiversa. (AB’SABER, AN 1997). Esta vertente apresenta grande quantidade de áreas originais remanescentes (primitivas) normalmente interligadas por ecótonos sucessionais (ELM CATHARINO, 1998) . Nesta área que poderá ser aviltada para sempre pelo secionamento da pista em separado, o talvergue da Bacia do Caçador e as escarpas das partes mais altas da Serra do Mar- São Lourencinho- mamíferos de grande porte ainda são vistos. Inúmeras espécies endêmicas e em extinção aí sobrevivem, procriam e se refugiam (AUTOS DA ACP-MINISTÉRIO PÚBLICO fEDERAL). As florestas existentes são contínuas desde próximo ao ribeirão Caçador até o
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