Depois de 8 meses no Brasil, fui-me habituando a conviver com muitas coisas, umas boas, outras nem tanto!! Antes de contar o episódio que me sucedeu, só pretendo acrescentar que tenho aqui Bons Amigos(as)!!
Bom, vamos lá...recebo um e-mail de uma Empresa de vendas e compras on-line, de seu nome: Mercado Livre!! Vou lêr o e-mail e diz que estou inabilitado no site dessa "Empresa", pois tenho um saldo em aberto de Conta de R$ 550!! Ora, fico estupefacto pois não sou nem Usuário nem Cadastrado em tal Empresa!! Passo seguinte meu: fazer busca sobre tal "Empresa", encontro!! Mas para entrar em contacto com as Excelsas energúmenidades tinha que me cadastrar e só via e-mail podia entrar em contacto com eles!! Já podem imaginar...se não sendo usuário recebo hipotéticas contas devedoras, nem pensar em me cadastrar!! "Vai lá vai, que até a barraca abana!!". Depois de mais umas pesquisas consegui encontrar um site tipo Deco, onde vêm as queixas registradas de várias "Empresas"... não me admirei de verificar que a supracitada, vinha em primeirissímo lugar no Top de queixas (não sei porque motivo...Aham!!)!! Numa delas consegui encontrar os números de telefone do Mercado Livre!! Faço uma ligação e sou atendido por um Segurança (segundo ele), diz-me que só via e-mail posso entrar em contacto com a "Empresa"...coisa estranha, pois têm mais de 6 n°s de telefone fixo!! "Aperto-o" verbalmente um pouco e lá obtive a "dica" que tinha de reclamar via Fax e o respectivo n°!! Como não gosto de "gentinha" que se esconde atrás de muita "enrolação", e de e-mails, tentei enviar o Fax...mas pasme-se, durante umas 3 horas estava sempre ocupado, tal como os números de telefone!! Tento mais tarde telefonar e consigo finalmente falar com alguém, era dos recursos humanos e aproveitei para confirmar se a dita fulana emissora do e-mail laborava na "Empresa", o que me foi confirmado!! Mas tinha de ligar para um outro número pois naquele Departamento não me sabiam elucidar sobre as minhas dúvidas!! Mais uma ligação e já um bom bocado farto de ouvir os "só por e-mail", entrei a "matar" verbalmente, sempre educado, mas irónico e caustico...e depois de uma longa "diatribe", acabaram por me dizer que efectivamente o meu e-mail não constava como Cadastrado nos registros deles e para ignorar o e-mail, pois devia ser uma fraude de terceiros!! Fico mais descansado, pois a minha preocupação não é com a minha imagem no Mercado Livre, pois não faço nem parte dessa porcaria, mas sim com a probabilidade de devido a um engano, ou má fé ou exercicío de prática dolosa, por terceiros eu visse o meu CPF (Cadastro de Pessoa Física) na lista negra de devedores/(caloteiros) do Brasil!! Pois neste País há tanto calote que se se deve dinheiro ou por exemplo não se paga o cartão ou alguma conta, inserem o n° do CPF na "lista negra"!! Voltando ao episódio da Vida real, e como não me conformei muito com tanta gente a ter receio de "dar a cara", para resolver uma situação que se resolvia em 5 minutos!! Volto a ligar e sou atendido por outra atendente diferente, e peço se é possível falar e confirmar com a emissora do e-mail por mim recebido, aí começa a mesma ladaínha e como já não tinha pachorra para explicar a situação novamente, acabei por mandar "passear" a moçoila e desliguei!! Pretendo no entanto, enviar um fax redigido "á lá moi", pois acredito tanto nessa gente como em Judas!! Podem-se perguntar se não se terá alguem feito passar por mim...o que é lógico, eu mesmo fiz essa questão...mas da "Empresa" garantiram-me não ser possível e para ficar descansado (se há pessoas que têm extremo cuidado com spy-ware, malware, etc... e têm o anti-virus sempre actualizado, sou uma delas, isso não implica o não poder ser "usurpado")!! Graças a Deus nos meus cartões até agora não mexeram, se alguém se fizesse passar por mim, teria de ter uma morada de recepção do produto e certamente não é a minha!! Esperemos que a situação fique celeremente sanada e sem prejuízos para a minha pessoa, pois de contrário vou usar de todas as medidas legais ao meu alcance, para sanar a situação, pois "Empresas" deste género que praticam este tipo de atendimento simplesmente... Enojam-me!!
Laboram nos "meandros" da net inúmeras Empresas destas, em praticamente todos os Países do Mundo, e são inclusivamente fonte de sustento para muitas famílias...agora uma coisa as diferencia... A Idoneidade com que trabalham!!
Nota: Muitos de vocês estão a par de casos semelhantes, mas nunca é demais reforçar a atenção!!
Carlos Carreira Afonso.
Os meus links