Opiniões, Temas de Reflexão...Textos, Mensagens e Afins...
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006
A Capital da Amazónia!!

Esta é a cidade onde vivo neste momento: Belém do Pará - Brasil.

Belém foi fundada em 12 de Janeiro de 1616 pelo Capitão-Mor Francisco Caldeira Castelo Branco, quando foi construído, no encontro dos rios Pará e Guamá, na elevação chamada pelos índios Tupinambás de Mairi,  um forte de madeira, coberto de palha, denominado Forte do Presépio. Hoje lá se encontra o Forte do Castelo.
O forte teve a função de controlar a entrada da Amazônia pela foz do Rio Pará (que se comunica com o Rio Amazonas), defende-la dos conquistadores estrangeiros, principalmente franceses, ingleses e holandeses. Ao redor do qual surgiu o núcleo que mais tarde se transformou na cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará (conhecida hoje como a zona da Cidade Velha)!!

Localizada em plena faixa equatorial, junto à Baia de Marajó e ao Rio Pará, tendo ao sul o Rio Guamá e a oeste a Baia de Guajará, está assentada sobre terraços cujas altitudes variam de 7 a 14 metros. Belém foi uma cidade portuguesa implantada na Amazônia. Apresenta ainda hoje bonitas áreas com arquitectura colonial antiga e belos prédios e monumentos, sobretudo religiosos, com arte barroca e eclética. Fazem parte desse patrimônio a Catedral Metropolitana de Belém, a Igreja do Carmo, o conjunto do Arcebispado e Igreja de Santo Alexandre e a Basílica de Nazaré, entre outros. Um dos marcos da cidade é o mercado Ver-o-Peso onde centenas de barcos aportam, oferecendo seus produtos, incluindo as deliciosas frutas, peixes, comidas típicas e artesanato. Suas construções históricas merecem ser visitadas, dentre elas, o Teatro da Paz. As Igrejas citadas são belíssimas, merecendo destaque a Igreja das Mercês, do século XVII e a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, onde anualmente termina a grande procissão do Círio de Nazaré!!

A população é de origem portuguesa, índígena e negra, secundariamente. O paraense é um povo moreno, onde a miscigenação dá uma característica muito própria e produz uma beleza ímpar.

A cidade de Belém é considerada o portal da Amazônia. Ocupa uma área de 51.600 ha, onde mais da metade representam ilhas. Partes baixas da cidade e das ilhas são inundadas diariamente pelas águas das marés, enquanto as zonas mais altas alcançam no máximo 14m acima do nível do mar. Belém possui clima quente e húmido, com temperatura média de 26º C e humidade de 80 a 90% normalmente, e precipitação pluvial anual de 2500 a 3000 mm. A estação chuvosa é de Dezembro/Janeiro a Maio e a seca de Junho a Novembro/Dezembro. Belém conta com cerca de 1.405.900 habitantes!!

A sua Fauna e Flora são tipicamente da Floresta Amazónica!! Lembre de visitar o Museu Emílio Goeldi, activo centro de pesquisa sobre a fauna, flora, etnologia e geologia regional, que possui a maior colecção de plantas tropicais do Mundo, um jardim zoo-botânico, excelente biblioteca, e uma rica colecção de cerâmicas e objetos Marajoara. Os visitantes encontram grande variedade de hotéis e restaurantes que apresentam lindamente a comida típica do Pará.

E assim Vos deixo agora algumas imagens desta bela Cidade, conhecida também como a Cidade das Mangueiras!!


Vista parcial da Cidade - Fotos acima

Praça Vêr-o-Rio

 

Vista Aérea do Espaço Cultural - Casa das Onze Janelas

 

Teatro da Paz

 

Fachada Parcial - Igreja de Santo Alexandre

 

Basilíca de Nossa Senhora de Nazaré

 

 

Vista exterior e interior da Estação das Docas

 

Mangal das Garças (Foto parcial, tirada do Farol)

 

Praça da República (á noite)

 

"Corredor" de Mangueiras

 

Para terminar: - A Bandeira do Estado do Pará

Muitas mais belas fotos haveria a mostrar, mas ficaria um Post imenso!! Espero que tenham gostado de ficar a conhecer um pouco da Cidade e sua História!!

Carlos Carreira Afonso.



publicado por Carlos Afonso às 14:34
link do post | comentar | favorito
|

41 comentários:
De tron a 1 de Setembro de 2006 às 17:12
a beleza única do brasil


De Carlos Afonso a 3 de Setembro de 2006 às 23:06
Concordo plenamente contigo Amigo Tron!! Abraço...Carlos.


De xicoxperto a 1 de Setembro de 2006 às 19:27
Amigo Carlos: antes de passar ao comentário, deixo o link do Correio da Manhã onde pode verificar a seriedade da medida que referi no meu post. (também colocado, embora tardiamente, no meu blog)
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=213315&idselect=10&idCanal=10&p=200

Passando agora a Belém: pelo que se pode verificar nas magníficas fotos, parece ser uma cidade muito bonita e um bom roteiro turístico. Pareceu-me, no entanto, demasiado cercada de água e vulnerável a inundações. Com as alterações climáticas a baterem-nos à porta e com o consequente desgelo das calotes polares, os interessados que se apressem (lol) porque será, com certeza, uma das primeiras a ser engolida pelas águas. Esperemos que não, logo agora que o nosso governo está tão empenhado na redução dos gases de efeito de estufa. Dois quilómetros por hora ainda assim é muito quilómetro e, quem sabe, o destino do mundo não passará por Portugal (lol).
Grande abraço e óptimo fim de semana.



De Carlos Afonso a 3 de Setembro de 2006 às 23:14
Obrigado pela dica Amigo Xico, sabes ke ás vezes nem sempre conseguimos acompanhar as noticias diárias aí de Portugal!! Kuanto a Belém se vieres por aki trazes um barkito!! Lol!! Efectivamente tens razão é muita água a rodear a Cidade!! E como só há duas "estações" A das chuvas e a ke chove menos, He He. é mais água ainda!! Grande Abraço e bom início de Semana!!...Carlos.


De TiBéu ( Isa) a 2 de Setembro de 2006 às 01:21
Adorei ver as fotos, muito obrigada por esta oportunidade, desejo para ti um belo fim de semana. beijo da tibeu


De Carlos Afonso a 3 de Setembro de 2006 às 23:03
Viva Tibéu!! nada tens ke agradecer Amiga, apenas gosto de compartilhar o ke é bonito e na minha humilde opinião (esta Cidade tem um espólio cultural muito vasto e de raízes Portuguesas!!), esta é uma Cidade recheada de surpresas e o contraste entre obras antigas com o design de outras mais modernas ke nem mesmo eu esperava encontrar aki, torna-a sui generis e muito bela!! Pois aki o Norte é de certo modo "descompensado" em relação ao Sul, no ke toca a ajudas Governamentais!! Beijokas e bom início de Semana...Carlos.


De paraquedista a 2 de Setembro de 2006 às 13:48
Sem dúvida, que estas imagens nos mostram lugares bem bonitos e que, a serem aí mesmo, serão para muitos um motivo de espanto por não estarem à espera de ver o que aí está. Bom fim de semana e boa saúde.


De Carlos Afonso a 3 de Setembro de 2006 às 04:05
Caro Parakedista, estas fotos embora não sejam todas da minha autoria são Belém no Pará!! Tenha o cuidado de consultar sites sobre a cidade e verificará ke efectivamente não são de outra localidade kualker!! Eu próprio estou ao seu dispôr para lhe mostrar fotos minhas em alguns desses lugares!! A minha esposa ke é Brasileira e trabalha na Câmara Municipal da cidade na área da Educação também o poderá elucidar em relação á veracidade das fotografias!! Comentários como seu carecem de substância!! Se por outro lado se pretende referir á porcaria ke grassa pelo Brasil fora, sou obrigado a concordar, dentro desta Cidade, bem como em outras existe muita marginalidade infelizmente, e muitas formas de proceder com as kuais não concordo, "nem tudo são rosas", agora não posso retirar a beleza ke esta Cidade tem!! Saudações cordiais...Carlos.


De Andesman a 2 de Setembro de 2006 às 14:23
Obrigado amigo Carlos pela «viagem guiada» que nos proporcionou a Belém do Pará. Se não fossem os muitos problemas o Brasil tem condições naturais de sobra para ser o Paraiso.
As minhas férias foram boas mas já acabaram. Para o ano haverá mais. Um abraço


De Carlos Afonso a 3 de Setembro de 2006 às 04:14
Amigo Andesman, bom rteorno!! Concordo plenamente contigo, o Brasil tem recursos naturais ke se tivessem um aproveitamento feito de forma correcta estaria certamente entre as primeiras economias Mundiais!! Neste momento creio ser a 14ª economia Mundial a nível de PIB, o ke não se traduz a nivel de estruturas criadas nem muito menos de formação das mesmas!! mas cmo diz o outro, não se pode ter tudo!! He He!! Grande Abraço, Amigo...Carlos.


De xicoxperto a 5 de Setembro de 2006 às 17:25
Portugal também e é o que se vê... até parece que semos irmões ehe ehe ehe .


De Maria Papoila a 2 de Setembro de 2006 às 15:36
Belíssimas fotos de Belém do Pará. Cidade das Mangueiras. Belo o corredor de mangueiras visto do alto. Beijinho


De Carlos Afonso a 3 de Setembro de 2006 às 22:55
Viva Amiga Papoila, é muito belo o "corredor de Mangueiras e muito extenso!! Só tem um problema é ke na altura dos frutos começarem a cair ou devido ás chuvas fortes ou amadurecimento são um perigo, pois muitos carros sofrem as mazelas, e pessoas ás vezes também!! Mas a política da Câmara não permite ke ninguém lhes vá tirar os frutos!! É uma espécie de vacas sagradas na ìndia!! Beijokas...Carlos


De Nylda a 2 de Setembro de 2006 às 18:17
Olá Carlos...
Estou de regreso das minhas férias e vim visitar-te. Que linda que é a tua terra. Parabéns.
Bom fim de semana.
Beijos e um sorriso.


De Carlos Afonso a 3 de Setembro de 2006 às 22:50
Olá Amiga Nylda, já tinha passado pelo teu Blog e lembrei-me ke estivesses de Férias!! Espero ke tenham sido maravilhosas!! Só uma correcção Belém não é a minha Terra, apenas vivi aki há 9 meses!! É sim a Terra da minha esposa!! Beijokas...Carlos.


De conchitamachado a 3 de Setembro de 2006 às 14:26
Olá Carlos,
Belíssimas imagens!!!
Desejo alegres e descansadas férias...
se for o caso.

Beijinho
ConchitaMachado


De Carlos Afonso a 3 de Setembro de 2006 às 22:47
Olá Amiga Conchita, agradecido pela visita, espero ke estejas bem e bom início de Semana!! Beijokas...Carlos.


De ciloca a 3 de Setembro de 2006 às 22:06
Pois tirou-me as palavras da boca, cheguei mesmo a pronunciá-las em voz alta. O que falta ao Brasil com tão grandes e lindas cidades e não só para ter uma melhor posição económica? Será porque nós passamos por lá e deixamos uma maldição? Estava a brincar . lol lol


De Carlos Afonso a 3 de Setembro de 2006 às 22:45
Olá Amiga Ciloca, creio ke o ke falta é deixar de haver tanta corrupção como há, infelizmente!! Beijokas...Carlos.


De xicoxperto a 5 de Setembro de 2006 às 17:28
Ciloca : A brincar dizem-se grandes verdades. Deve ser um problema genético que os portugueses deixaram espalhado pelo
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Ciloca : A brincar dizem-se grandes verdades. Deve ser um problema genético que os portugueses deixaram espalhado pelo <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Mundo</A> .


De luiz marques a 16 de Agosto de 2007 às 17:21
opa, estás usando uma foto minha sem minha permissão? bem que poderia citar de onde pegou a foto.

estás usando foto minha e demais uns amigos meus.


De y_lune a 4 de Setembro de 2006 às 00:45
Lindas fotos, bela homenagem a sua cidade, Carlos!

Gostei de saber mais e conhecer melhor Belém do Pará.

Estás de parabéns!

bjs


De Carlos Afonso a 4 de Setembro de 2006 às 04:31
Amiga Y_lune, obrigado pelas tuas palavras!! Ainda bem ke gostaste!! Bom início de Semana para ti!! Bjokas...Carlos.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Só para mantêr o Blog ati...

Feliz Natal e Feliz Ano d...

Olá Meus Caros(as)!!

Olá aos Amigos(as)!!

Felizes Páscoas!!

Feliz Natal a Todos(as) A...

2 Esclarecimentos!!

"CAPITALISMO"...

Tudo a Entrar nos "Eixos"...

Agradecido/Esclarecimento...

arquivos

Março 2009

Dezembro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Março 2008

Dezembro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

links
Música - Ivete Sangalo
Contador de Visitas
Horas: Belém - Brasil
as minhas fotos
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds