Opiniões, Temas de Reflexão...Textos, Mensagens e Afins...
Quarta-feira, 1 de Junho de 2005
Castelo Bom-Aldeia Histórica, a visitar!!!

2.jpg  Localidade oriunda de um antigo Castro ocupado desde a Idade do Bronze, Castelo Bom, vê a sua integração em território nacional, na sequência do Tratado de Alcanizes. Foi um dos baluartes das Guerras da Restauração, tendo servido de abrigo aos Governantes da Beira! Em 1834, extingue-se como Concelho, passando a fazer parte integrante do Concelho de Almeida, o que talvez tenha ajudado á degradação do seu Castelo! Apesar do seu vasto património edificado e cultural, é actualmente Aldeia Histórica (não constando, no entanto, do Roteiro das Aldeias Históricas)! Esteve recentemente integrada no plano de recuperação de antigas fachadas, o que veio de alguma forma dar outra imagem á Aldeia! Quem por aqui se deslocar, vindo de Vilar Formoso pela EN 16, facilmente depara com esta "terra de tempos medievais"! Podem, aí chegados, visitar ainda nos tempos que correm: a Porta da Vila, os Panos da Muralha, algumas antigas casas Senhoriais recuperadas, o Brasão da Vila, a Cisterna Medieval, bem como a Igreja Matriz (na imagem)! Tudo, num misto fascinante de estilos arquitectónicos! Actualmente, Aldeia quase desertificada, como muitas desta região, conta no entanto (como Sede de Freguesia) com a anexada Aldeia de S. Sebastião, que "juntinhas" sempre fazem um nº maior de habitantes (cerca de 180 recenseados)! Castelo Bom, tem na Festa em louvor de Nossa Senhora dos Remédios, o seu maior evento festivo, sendo esta realizada por volta de 18 de Agosto! Podemos ainda salientar alguma da Gastronomia típica, como: os enchidos; o cabrito assado; o peixinho do rio e obviamente doçaria variada, de onde destaca o saboroso doce de abóbora com amêndoas!

Pois assim, aqui fica um breve apelo e a sugestão de viajarem para fora cá dentro, e virem até ao Concelho de Almeida!!! Visitem estes belos "cantos fronteiriços" da Beira-Raia!!!


Nota: Em preparação, artigos sobre Vilar Formoso e Aldeia de S. Sebastião!!!


Carlos Carreira Afonso.



publicado por CACAfonso às 09:54
link do post | favorito

De Anónimo a 2 de Junho de 2005 às 11:05
Olá Cá estou eu outra vez!
Gostei muito de ler este artigo pois estamos um pouco esquecidos. Como esta temos muitas é só escolher. Continua, vais ter artigos para todos os dias... não enviei o resultado da estafeta porque ainda não sei completo. Um abraço. Paulo Pires
</a>
(mailto:)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.