Opiniões, Temas de Reflexão...Textos, Mensagens e Afins...
Quarta-feira, 18 de Maio de 2005
Há Terroristas e "terroristas"???

nn_mitch_posada_050517.275w.jpg  Este senhor na imagem é Luis Posada Carriles, de 77 anos de idade, Natural de Cuba, Nacionalidade Venezuelana. Último paradeiro conhecido, Miami, onde foi ontem detido pelos Serviços de Imigração Estado Unidenses! Mas o que me leva a falar deste aparentemente inofensivo ancião, é que: - Há mais de 20 anos fugiu de uma Penitenciária Venezuelana, onde se encontrava detido, por vários actos terroristas contra Cuba, entre outras coisas!


- Como está vinculado ao atentado bombista que provocou a queda de um avião da Companhia Cubana de Aviação, em 1976 (ficou conhecido como o Flight 455), onde pereceram 73 pessoas, e tendo sido agora "descoberto" em solo Americano, após uma estadia de 2 meses a pavonear-se por Miami, e na sequência de uma entrevista a um Jornal local, a Venezuela pediu a sua extradição para ser julgado por este delito!


- Quero aqui deixar bem claro que apesar de alguns artigos publicados por mim, não sou Anti-Americanista, antes pelo contrário, respeito muito essa Nação, no entanto o mesmo não posso dizer em relação á sua Política Externa e quem está no "Comando" desta grande Nação! Por outro lado, também nunca fui defensor de regimes ditatoriais ou anti-democráticos, onde vigore a barbárie da força e imposição de princípios sem liberdade de algum tipo! Gosto no entanto, de fazer apreciações imparciais! Este áparte foi para esclarecer algum leitor que ao ler alguns posts sobre Bush, pudesse incorrer no erro de tirar ilações precipitadas!


- Voltando ao assunto deste artigo, (já ficaram a saber então que não defendo Castro, entre outros), o Presidente Venezuelano Hugo Chávez, insistiu já com a petição da extradição de Carriles! Ora todos sabemos que os EUA não apreciam com bons olhos a "proximidade" do Governo de Chávez com Cuba! E estão a colocar alguns entraves a este processo, pois pelo motivo citado, não julgam ser a Venezuela o melhor local para "enviar" Carriles! Claro que há sempre uma hipótese de um outro País "neutro", mas isso fica para os especialistas...Aham! Há também o pedido de asilo de Carriles, que como "proveniente" de Cuba (por acaso tem andado no México, antes de ir para Miami), seria bem aceite pelos EUA! Mas eis agora o grande dilema: - Aquando dos atentados do 11 de Setembro de 2001, a "pedido" dos EUA, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprovou a Resolução 1373, de 28 de Setembro/2001, a qual diz mais ou menos em termos leigos que: "obriga" a qualquer Estado do "Mundo", a praticar uma política de não-cooperação contra todo o tipo de terrorismo! Sem perdões! Sem asilos! Sem nada! Seja qual for o tipo de terrorismo, e venha de onde vier, independentemente de quem tenha cometido esses actos e das razões! - Posto isto, os EUA ao mesmo tempo estão numa posição ingrata, pois não querem extraditar o homem para "Terras inimigas", nem ao mesmo tempo cair no ridiculo de estarem eles próprios a violar esta Resolução!!!


Um processo destes nos EUA, tem um prazo normal de resolução de 48 horas no máximo! Vamos ver o que isto vai dar!!!...Ah já me esquecia, Carriles é um ex-colaborador da CIA,... talvez por isso tenha andado em solo americano durante mais de 20 anos com alguns privilégios em relação a outros ilegais???


Nota: O que me leva a publicar artigos deste género, é ler notícias "incompletas" em alguns jornais! - Fontes??? Tenho as minhas.


Carlos Carreira Afonso.



publicado por CACAfonso às 07:42
link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De Anónimo a 19 de Maio de 2005 às 11:56
Além do humor gosto da forma sóbria como abordas temas de actualidade internacional.NUNONuno
</a>
(mailto:nunocarlton_james@hotmail.com)


De Anónimo a 18 de Maio de 2005 às 14:46
assim sim
sLXsofialisboa
(http://sofialisboa.blogs.sapo.pt/)
(mailto:sofialisboa@hotmail.com)


De Anónimo a 18 de Maio de 2005 às 14:17
É uma forma de "brincar" Sofia...Beijos...Carlos.Carlos Afonso
</a>
(mailto:carlosacafonso@hotmail.com)


De Anónimo a 18 de Maio de 2005 às 14:06
poruqe no fim de cada post dizes sempre que não és a fonte do que escreves?
sofialisboasofialisboa
(http://sofialisboa.blogs.sapo.pt/)
(mailto:sofialisboa@hotmail.com)


De Anónimo a 18 de Maio de 2005 às 09:49
Bem este é mais um caso dakeles que vai fazer muita tinta correr...os EUA gostam mesmo de ser noticia,então vão prolongar este caso! LOL AbraçosNeco
(http://www.imgay.blogs.sapo.pt)
(mailto:neco_neco@sapo.pt)


Comentar post